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O registo do contrato de construção de navio ou embarcação formaliza a relação jurídica estabelecida entre o construtor e a entidade que encomenda o bem móvel. 

O pedido de registo deve ser feito sempre que seja celebrado um contrato de construção:

  • para navios ou embarcações em projeto
  • para navios ou embarcações já em construção.
 

Quem pode pedir

O construtor ou o comprador do navio ou embarcação

Profissional jurídico

Advogado/a, Notário/a, Solicitador/a em representação

Como pedir

Documentos necessários

  • este requerimento é apenas necessário se fizer o pedido presencial ou por correio

  • Contrato de construção

  • Documento comprovativo de registo da hipoteca
    se tiver um empréstimo para a construção do navio ou embarcação.

 

Como pedir online

  1. Aceda ao serviço online
  2. Escolha um meio de autenticação (Cartão de Cidadão ou chave móvel digital, ou certificado de profissional jurídico)
  3. Preencha o formulário e junte os documentos necessários ao registo de contrato de construção
  4. Faça o pagamento por referência bancária. Tem 5 dias para fazer o pagamento. O pedido é cancelado se não fizer o pagamento dentro do prazo.
  5. Submeta o pedido.

 

Quando pedir

O registo do contrato de construção pode ser pedido a qualquer momento. 

Onde pedir

Online

Pode ainda pedir o registo de contrato de construção:

  • presencialmente num serviço de registo de navios e embarcações
  • por correio. Envie o impresso e os documentos necessários para um serviço de registo de navios e embarcações.

Quanto custa

Tipo de pedido Custo

Normal

150 euros

Urgente

300 euros

Zona Franca da Madeira

isento

Se o navio ou a embarcação operar na Zona Franca da Madeira, o registo é isento de pagamento.

Se o contrato de construção tiver uma hipoteca associada, acresce a estes valores o custo do registo da hipoteca.

 

O que acontece a seguir

Depois de concluir o pedido:

  • Disponibilizamos o documento de cobrança
    O documento de cobrança é enviado para o email, se fizer o pedido online, ou é entregue presencialmente, se fizer o pedido no balcão. 
  • Vamos analisar o seu pedido
    O pedido vai ser analisado e, se não existirem inconformidades, o registo será efetuado. 
    Se o registo for concluído com sucesso vai receber a mensagem de confirmação sempre que possível e o código de acesso à certidão permanente. Caso existam inconformidades no pedido, é notificada/o e tem 5 dias para as corrigir. Se não corrigir o pedido dentro do prazo, o registo não será realizado de forma definitiva.