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A locação financeira ocorre quando uma entidade disponibiliza um navio ou embarcação para uso de outra pessoa ou empresa.

O contrato envolve o pagamento de retribuição pelo tempo de utilização e inclui a opção de compra pelo locatário (utilizador) no final do contrato.
Ao registar a locação financeira, o contrato torna-se público, garantindo que terceiros têm conhecimento do facto.

 

Quem pode pedir

O locador (proprietário)
O locatário (pessoa ou empresa que utiliza o navio ou embarcação)
Profissional jurídico

Advogado/a, Notário/a, Solicitador/a em representação

 

Como pedir

Documentos necessários

 

Como pedir online

  1. Aceda ao serviço online
  2. Escolha um meio de autenticação (Cartão de Cidadão ou chave móvel digital, ou certificado de profissional jurídico)
  3. Preencha o formulário e junte os documentos necessários ao registo
  4. Faça o pagamento por referência bancária. Tem 5 dias para fazer o pagamento. O pedido é cancelado se não fizer o pagamento dentro do prazo.
  5. Submeta o pedido.

 

 

Quando pedir

O registo de locação financeira pode ser pedido a qualquer momento. 

 

Onde pedir

Online

Pode ainda pedir o registo de locação financeira:

  • presencialmente num serviço de registo de navios e embarcações
  • por correio. Envie o impresso e os documentos necessários para um serviço de registo de navios e embarcações.

 

 

Quanto custa

Tipo de pedido Custo

Normal

100 euros

Urgente

200 euros

Zona Franca da Madeira

isento

Se o navio ou a embarcação operar na Zona Franca da Madeira, o registo é isento de pagamento.

 

O que acontece a seguir

Depois de concluir o pedido:

  • Disponibilizamos o documento de cobrança
    O documento de cobrança é enviado para o email, se fizer o pedido online, ou é entregue presencialmente, se fizer o pedido no balcão. 
  • Vamos analisar o seu pedido
    O pedido vai ser analisado e, se não existirem inconformidades, o registo será efetuado. 
    Se o registo for concluído com sucesso vai receber a mensagem de confirmação sempre que possível e o código de acesso à certidão permanente. Caso existam inconformidades no pedido, é notificada/o e tem 5 dias para as corrigir. Se não corrigir o pedido dentro do prazo, o registo poderá ser recusado.